O conceito da recuperação

A maior parte dos atletas, em especial os atletas que participam de treinamentos e competições exaustivas, em determinadas circunstâncias, podem se empenhar além de certas "normas" fisiológicas e psicológicas.
Adicionalmente, tomam parte em outras atividades, sejam elas profissionais ou sociais. Para superar isso, os atletas devem manter um bom equilíbrio entre o treinamento, as atividades sociais e a recuperação.Os atletas ficam fadigados após o treinamento e, quanto maior a fadiga, maiores os efeitos colaterais, como: baixo índice de coordenação, diminuição da velocidade e resistência, e da potência das contrações musculares. Uma forte fadiga emocional acentua muitas vezes a fadiga fisiológica, especialmente após competições, quando os atletas necessitam de maior tempo para a recuperação.O entendimento e a aceleração da recuperação dos atletas deve ser ativamente constante, até que os métodos de recuperação tornem-se componentes significantes do treinamento. Em seu dia a dia os atletas devem utilizar paralelamente ao aumento das exigências do treinamento atividades de regeneração similares após o treinamento e competição.

A consciência do atleta de ter uma vida equilibrada tem papel importante em seu sucesso.


Algumas questões são importantes:



Será que o tempo de recuperação significa que eu tenho que evitar todo o tipo de exercício antes da recuperação chegar a 100%?


Não. O tempo de recuperação representa o tempo estimado que seu corpo precisa para a recuperação total depois de um treino. Por exemplo, após um exercício muito difícil (TE 5.0) o tempo de recuperação é alto, mas você pode fazer alguns exercícios leves. O exercício leve pode até ser benéfico para a sua recuperação.



Por que o tempo de recuperação é diferente para mim e meu amigo, mesmo que façamos juntos o mesmo treino?

O tempo de recuperação depende de como o exercício extenuante têm sido em relação ao nível de condicionamento físico (efeito de treinamento) e quanto você recentemente têm treinado. Se o histórico de treino é diferente e o efeito treinamento físico atual é diferente, o tempo de recuperação também é diferente.


Por que a recuperação é diferente de várias sessões de exercício, mesmo se eu executar o mesmo treino, nas mesmas condições? 

Os aspectos fisiológicos do seu corpo estão sempre mudando e sua condição de estresse/recuperação afetando o tempo de recuperação que é necessário para se recuperar dos exercícios. Suas reações são diferentes em relação aos outros dias, mesmo se você fizer as mesmas atividades. 


Uma recuperação acentuada eleva a supercompensação e facilita a utilização de grandes cargas de treinamento. A regeneração pode efetivamente diminuir o número e a frequência das lesões porque a fadiga prejudica a coordenação e a concentração, levando a diminuição do controle do movimento.
As técnicas de recuperação precisam ser um hábito e estar em sincronia com a adaptação biológica, ou seja, as exigências do treinamento e a correta alternância entre trabalho e regeneração. A recuperação precisa ser uma preocupação diária e não ocorrer somente após sessões de treinamento isoladas e competições principais. Desta forma, os atletas regeneram-se após as sessões de treinamento e previnem-se contra exaustão e o supertreinamento.
(Texto utilizado: Bompa, T. O.: 2002)


E você como está se recuperando?

Sabe como medir sua recuperação??
A VenturaSport's Assessoria Esportiva sabe, e treina seus atletas para estarem sempre recuperados. Cadastre-se e seja nosso atleta, clique aqui para conhecer.